Conselho e Materiais
Eu disse que as facas são as rainhas da cozinha porque são instrumentos apaixonantes e os cozinheiros acabam criando uma relação muito próxima com elas. Passamos grande parte do tempo na cozinha usando este instrumento e com ele fazemos todo o pré-preparo dos ingredientes.
Conselho
Não peça faca emprestada a um cozinheiro/chef; se pedir, esteja preparado para ouvir um NÃO; se por acaso ouvir um sim, trate dela com carinho e cuidado caso contrário poderá perder uma amizade ou, no mínimo, ouvir uma bela bronca!!!
Materiais
Os materiais mais comuns para confecção de facas de cozinha são a cerâmica e o aço.
Cerâmica
As facas confeccionadas em cerâmica são muito interessantes e se prestam bastante ao trabalho da cozinha de casa.
São leves, não enferrujam, não absorvem odores e ficam afiadas por muito tempo, bem mais do que facas de aço.
Porém tenha em mente que são mais adequadas para trabalhos leves, não use jamais para cortar carne com ossos por exemplo.
Cortar frutas, legumes e peixes são boas aplicações para este tipo de faca.
Aço
O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Fonte: Wikipedia.
Na cutelaria são usados diversos tipos de aço, dependendo do objetivo final do cuteleiro.
Os aços são divididos em famílias, a saber (apenas as mais comuns):
– Aço Carbono: é a família mais tradicional dos aços. A quantidade de carbono na liga varia entre 0,6% e 1%, sendo que a liga é fácil de forjar, tratar e temperar. É o preferido dos cuteleiros e colecionadores, porém demanda maiores cuidados por conta da oxidação.
– Aço Inox: por conta de sua resistência à oxidação demanda pouca manutenção e diminui a contaminação dos alimentos. É o mais usado na cozinha moderna. As que usei na faculdade, há 16 anos atrás, continuam em ótimo forma.
– Aço damasco: Utilizando a técnica de caldeamento para unir dois tipos de aço escolhidos para atingir um objetivo, os cuteleiros têm produzido peças de grande beleza e altos preços. Falaremos sobre isto em um artigo específico.